top of page

Gravatal retoma tradição das apresentações do Boi de Mamão

O Boi de Mamão invadiu a Avenida Pedro Zapelini, em Termas, no último sábado, dia 22 de julho. Confeccionados com pano, arame, madeira e materiais diversos, os personagens folclóricos voltaram a cena em Gravatal e encantaram o público. A apresentação da peça teatral é uma tradição no Município que está sendo retomada.

Durante a apresentação é narrada a história sobre a morte e a ressurreição de um boi. O Boi de Mamão é uma brincadeira de origem açoriana e que se tornou uma tradição folclórica muito popular em Santa Catarina. Dizem que há muitos anos, na pressa de fazer a cabeça do boi, foi usado um mamão verde. Por isso, recebeu então, o nome de Boi de Mamão.

Hoje em dia, a cabeça do boi é feita de pano, papel e outros materiais, menos de mamão. O grupo que se apresenta é liderado pelo chamador. Além do boi, há a moreninha, os urubus, o curandeiro, o vaqueiro, as cabras, a bernúncia e seu filhote, a Maricota e a benzedeira.

Em Gravatal, a tradição do Boi de Mamão está sendo retomada numa parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e a equipe da Escola Hercílio Bez. “Estamos finalizando os últimos personagens para dar seguimento nas apresentações. É algo que nos orgulha pois faz parte da história de Gravatal”, fala o secretário Municipal de Turismo, Thiago Deodato Pereira. A próxima apresentação deve acontecer neste sábado, dia 29 de julho, também na Avenida Pedro Zapelini.

Por Daiane Fernandes – Jornalista

Comunicação Social/PMG











Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page